Sabia que na internet existem meios de começar a empreender com pouco ou sem custo?
Mas tenha cuidado! É preciso muita atenção para não investir em algo que trará algum prejuízo e frustração.
Use suas habilidades e talentos
O que você sabe fazer? Quando você não tem capital para investir, uma dica valiosa é tirar proveito de toda a experiência já adquirida no mercado.
Foque em um nicho em que você possa executar várias atividades sozinho. Que utilize poucos recursos em tempo, dinheiro e pessoas.
A vantagem da internet é que você pode executar tarefas que se resolvam exclusivamente pelo computador. Além disso, pode criar sites em plataformas gratuitas.
Aprimore seus conhecimentos!
Estude em blogs e cursos gratuitos. Aprenda um pouco sobre gestão de negócios. O ideal é você começar com informação e planejamento.
Como escolher um produto e começar a vender
Quando você começa empreender e não tem uma grande audiência, a dica é criar um produto semelhante aos que já existem no mercado e que os clientes já desejam. Você pode simplificá-lo e até oferecê-lo de forma diferente.
Se você já é conhecido, tem uma grande audiência e já tem uma relação de confiança com seu público, então você pode criar algo novo. Pois as chances de aceitação e engajamento são bem maiores.
A principal essência do mercado é se diferenciar! Então ofereça novas soluções em produtos para seus clientes. Em vez de procurar clientes para seus velhos produtos.
Ao oferecer produtos ou serviços use a divulgação espontânea. Pratique seu networking em suas redes sociais. Além disso, é importante construir e vender um produto à medida que as demandas vão surgindo para que no início não dependa de estoque.
Aprenda a negociar. Habilidades em negociação colocadas em prática podem aumentar suas margens de vendas.
Arrecade dinheiro. Aposte no crowdfunding como seu aliado.
Conseguir um financiamento coletivo (Crowdfunding) é uma das maneiras mais rápidas de levantar capital para seus negócios. Você pode obter recursos para a realização de projetos, que podem ser voltados para a criação de uma empresa, apoio a uma causa social, realização de eventos, desenvolvimento de produtos, entre outros.
Veja no infográfico abaixo, algumas dicas práticas para começar um empreendimento com o pé no chão!
Saber empreender não é fácil e vai exigir muito de você. Mas, as recompensas podem valer muito a pena! Sabendo onde pisa e para onde você quer chegar, tudo fica mais fácil.
Esse artigo foi útil? Então curta e compartilhe, ou deixe sugestões!