Uma boa gestão das redes sociais vai garantir que seu negócio ganhe mais visibilidade, confiança e credibilidade. Quer saber como?
Neste artigo elaboramos algumas dicas para te ajudar nesse posicionamento.
Atualmente, são inúmeras as possibilidades de trabalho para as redes sociais. Por isso, com uma gestão adequada você pode definir o que será feito para atrair seu público e dar destaque a sua marca. Vamos começar?
Cuide da sua reputação
Sua marca precisa ter uma boa imagem no mercado. Pensando nisso, você define como ela é vista pelo público. Isso envolve um bom posicionamento e planejamento, além de uma estratégia sólida para o alcance de bons resultados.
A partir daí, é necessário entender o comportamento dos usuários em cada rede e assim escolher o canal mais adequado para se comunicar melhor com os seus seguidores.
Converse com seus seguidores
Para que você construa uma imagem adequada com os valores da empresa, é preciso conhecer seu público. Isto é, criar uma comunicação assertiva, com engajamento espontâneo e bons relacionamentos.
Não adianta ter a melhor vitrine online, se o atendimento da empresa não estiver preparado para atender seus clientes nas redes sociais.
Portanto, crie empatia! Você pode fazer isso em todas as etapas da experiência de compra do seu cliente.
Outra dica importante é manter seus seguidores ativos nas redes, comentando, curtindo e interagindo com seus posts. Isso é uma excelente estratégia para um bom relacionamento e lembrança de marca.
Via Giphy
Admita suas falhas
Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência. Porém, caso surja algum comentário negativo ou divergência, retrate-se. Afinal, errar é humano, portanto, é perfeitamente aceitável você admitir seus erros. Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos.
Usufrua do marketing de relacionamento
O objetivo do Marketing de Relacionamento é conquistar e fidelizar clientes.
Mas atenção! Cada rede social possui sua particularidade. Por exemplo, o Facebook e o LinkedIn são bastante utilizadas para trabalhar oferta de conteúdo. De outro modo, o Instagram e o Pinterest, trabalham mais com imagem então, o que os torna eficientes para construção de marca.
Interaja
Utilize imagens, vídeos, podcasting e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza. Além disso, seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar e promover experiências positivas.
Observe que, qualquer distração durante esse processo, por mínima que seja, pode afetar o resultado final dos seus produtos e serviços. Então dedique atenção e cuidado aos seus seguidores.
Como as publicações em redes sociais ficam visíveis a todos, o bom atendimento que você oferecer será uma forma de publicidade. Neste caso, um bom atendimento aumentará a credibilidade da sua marca.
Monitore
Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado. Logo, uma boa análise de dados é fundamental. O estudo adequado de métricas como a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento vão garantir o relacionamento assertivo com o cliente.
Ainda tem dúvidas para fazer uma boa gestão de redes sociais?
Confira aqui, os 7 erros que você deve evitar:
1-Falta de planejamento:
Defina um posicionamento dentro do contexto do público alvo.
2-Audiência simulada:
Mais vale um fã apaixonado do que mil não engajados.
3-Marketing invasivo:
Contextualize, tenha fãs espontâneos, conquiste.
4-Pouca ou nenhuma personalidade:
Inove, desperte curiosidade, humanize, crie engajamento com dicas e soluções criativas.
5-Desinteresse:
Dedique atenção e mantenha uma rotina no relacionamento com seus seguidores.
6-Superficialidade:
Interaja, influencie e posicione-se aproximando sua marca do público.
7-Conteúdo sem valor:
Mude o rumo dos seus negócios, com conteúdo relevante.
Sabemos que conseguir a atenção do público está ficando cada vez mais difícil. Isso se deve ao aumento no número de usuários nas redes. Com as timelines lotadas de conteúdos, o seu negócio vai disputar muita atenção. Então, use a criatividade para se destacar, pois seus seguidores só vão parar no seu post se for algo realmente relevante.
Está pronto para começar? Então interaja, criando um vínculo com seus clientes.
Faça isso não só através de promoções e campanhas, mas dando mais atenção e importância as dúvidas e necessidades dos seus clientes!
Gostou desse artigo? Espero que estas dicas tenham te ajudado. Se você precisar de ajuda ou tiver dúvidas sobre como montar um planejamento de redes sociais, estamos à disposição tanto nos comentários como no e-mail marketing@marketingd7.com