O que é bot? A expressão “bot” é diminutivo de robot (robô) em inglês.
Quem são os robôs automatizados em aplicativos de mensagens?
Um robô é basicamente um software que você pode programar para cumprir tarefas de atendimento, de forma rápida e prática. Estes programas usam inteligência artificial e estão cada vez mais aperfeiçoados. Ou seja, você não sabe, mas provavelmente já conversou com um robô.
O sucesso da aplicação de chatbots, ou seja, robôs que simulam a fala e a interação humana, depende apenas do conteúdo ensinado a ele. Atualmente, existem várias aplicações dos Assistentes Virtuais com Inteligência Artificial: Messenger do Facebook, salas de chat, comércio eletrônico, entretenimento, E-learning, CRM, entre outras.
Como trabalha essa tecnologia que chamou nossa atenção na rede social Facebook?
Um robô do Facebook Messenger é um programa de inteligência artificial capaz de dialogar com pessoas, responder perguntas e dar sugestões automaticamente. Através dele, você pode configurar uma conversa, de acordo com o perfil e necessidades de cada cliente.
Por que devo usar um robô do Facebook Messenger?
As empresas procuram sempre inovar e melhorar a forma de conduzir seus negócios e consequentemente, o serviço de atendimento ao cliente. Um robô pode ajudar nesta tarefa.
Atualmente, o robô do Facebook Messenger é considerado um diferencial de mercado, porque cria novas experiências e possibilita diferentes formas de interagir com o cliente.
Veja como utilizar robôs em sua empresa:
1. Facebook Messenger, o robô e o Atendimento ao Cliente
O comportamento do consumidor está mudando, um exemplo disso é o destaque do Google na ferramenta de pesquisa por voz. Simplificando, as pessoas querem informações entregues da maneira mais rápida, desta forma não precisam ser colocadas em espera.
As empresas sabem que precisam ir onde seus clientes estão.
Segundo o Facebook, 53% usuários afirmam ter maior probabilidade de comprar produtos ou serviços, de negócios com os quais eles possam trocar mensagens. Com base nisso, 73% das pessoas preferem o chat ao vivo com base na satisfação geral, mais do que no telefone ou no e-mail.
Os robôs automatizados respondem em tempo real e fazem isso em forma de conversa. Eles podem ser humanizados. Assim sendo, você pode dar a eles um nome e um avatar(personagem) para proporcionar uma experiência mais humana. E também, trabalhar com a automatização, ou seja capacita-los a responder perguntas em tempo real.
2. Robô do Facebook Messenger, Vendas e Marketing
Algumas empresas usam robô no Facebook Messenger para ajudar os clientes a agendar compromissos e facilitar experiência de compras.
Quando se trata de marketing, os robôs podem ser usados para rastrear histórico de compras e analisar trafego, dessa forma, as ações de marketing podem gerar ofertas mais oportunas. Em ações promocionais, por exemplo: Black Friday ou de aniversário, entre outras, um robô pode entrar em contato com o cliente com uma oferta personalizada, de acordo com suas preferências e gostos.
Do mesmo modo, ao comprar uma pizza, essa automação não apenas permite que você peça uma pizza diretamente no chat Facebook Messenger, mas também irá lembrá-lo de suas pizzas favoritas e mencionar as ofertas, gerando uma experiência personalizada.
3. Automação é o futuro
Pesquisas demonstram que, no futuro 85% das relações entre clientes e negócios serão conduzidas sem interação humana.
Essa mudança de comportamento vai minimizar processos humanos. Equipes estarão focadas em tarefas mais importantes, enquanto o robô irá solucionar as dúvidas mais recorrentes dos consumidores. A automação irá gerar mais economia, e permitirá as empresas reinvestir em capacitação humana.
4. Autoatendimento e um toque humano
Mark Zuckerberg está dobrando seu plano de monetizar o Facebook, mergulhando no enigmático mundo da inteligência artificial (A.I.), para que os programas de software de computador chamados bots (robôs) possam assumir as funções de vendas e atendimento ao cliente na plataforma.
Através da interação entre robôs e humanos, o Facebook continuará a construir sua compreensão de como os consumidores estão interagindo com as marcas. E assim, terão informações adicionais sobre quais produtos eles gostam e o conteúdo que eles consomem.
5. Vender seus produtos
O robô pode ser programado para fazer perguntas padrão como idade, gênero e preferências de estilo. Logo, você pode coletar dados demográficos e psicográficos, e assim descobrir, não só o que seus usuários querem comprar, mas também por que eles querem comprar aquilo.
6. Aumentar o engajamento com o cliente
Você pode configurar seu robô para fazer contato com o usuário primeiro, com isso você está quase garantindo uma resposta do usuário, o que significa que ele vai avançar dentro do funil de vendas automaticamente.
Dicas de como programar um robô na sua empresa:
Não é necessário conhecimento em programação, já existem ferramentas com versões diferentes para cada tipo de negócio. As empresas podem criar e personalizar seus robôs, além de poder acompanhar todas as métricas para ajustar o atendimento de acordo com a necessidade dos seus clientes.
Para uma ação efetiva e profissional, é necessário encontrar um fornecedor de chatbot que vai te orientar e solicitar as informações base de perguntas e respostas para inserir na inteligência artificial.
Entenda que mesmo com toda essa automatização, você deve ter estratégias de relacionamento com seu cliente bem definidas. Quanto mais situações você conseguir prever, mais assertivo ele será.
Verifique o melhor canal para implementar. Analise se o cliente está acostumado a usar tecnologia? E se isso trará uma boa imagem para seu negócio?
Entenda que existem limitações. Nada melhor que um ser humano bem capacitado, para contornar situações delicadas para a sua empresa. Saiba que, para a inteligência do robô ser assertiva logo de início, é preciso monitorá-la.
Que ferramentas posso utilizar para criar um robozinho do Facebook?
Então, não hesite em testar! E quando estiver pronto, compartilhe conosco esta experiência!