Nesse artigo você vai conhecer algumas estratégias simples para trabalhar com vendas pela internet.
Por onde eu começo? Escolha estratégias que de alguma forma, possam mostrar o quanto seu produto ou serviço pode mudar a vida das pessoas! Saiba que atualmente as pessoas além de comprar produtos, procuram adquirir soluções para seus problemas e necessidades.
Outbound e Inbound marketing
Você já ouviu falar em Outbound e Inbound marketing? Entender a diferença entre essas duas estratégias é de fundamental importância na hora de montar seu planejamento de marketing digital, pois ambas tem como objetivo gerar oportunidades de vendas pela internet.
Se você está começando agora, provavelmente perceberá que o Inbound marketing é o mais adequado para seu negócio. Pois seu custo x benefício é mais atrativo.
No Inbound marketing, a forma de se comunicar com o público é diferente. A ideia é conquistar sua atenção e despertar o seu interesse em interagir, buscar e comprar. No Outbound marketing a abordagem é mais agressiva e movida pelo setor de vendas para convencer o cliente a comprar.
Mas qual é o modelo ideal para o meu negócio? E como posso aplicar? No marketing digital é mais comum trabalharmos com o INBOUND MARKETING ou MARKETING DE ATRAÇÃO.
No processo de Inbound marketing você vai usar um conjunto de estratégias de conteúdo qualificado, ou seja, dados que irão te ajudar a analisar o relacionamento e acompanhar as ações dos seus consumidores durante toda a jornada de compra. Usando essa tática você vai ganhar o interesse do consumidor em procurar a sua empresa e efetivar a compra.
Se você ainda não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas:
Passo # 1 – Conheça seu Público Alvo (Persona)
Você já conhece o seu cliente? Sabe exatamente para quem vai vender o seu produto?
Entenda que, conhecer seu público potencial é fundamental para ter sucesso em vendas pela internet.
No Marketing Digital chamamos este público de avatar (ou persona). Os avatares (ou personas) são desenhos do seu cliente ideal. Ou seja, personagens semi fictícios, criados a partir de pesquisas com pessoas reais.
O avatar auxilia na tomada de decisão de marketing e representa o seu comprador ideal.
Este perfil de comprador vai muito além de informações demográficas. Também traz informações psicográficas com interesses, comportamento e preocupações.
Passo # 2 – Aprenda Copy
Você já deve muito ter ouvido o termo Copywriting. Mas o que isso significa? E por que é tão importante?
A Copywriting pode ser considerada uma forma de escrever textos (slogans, whitepapers, sites, posts) com o objetivo de venda. Em resumo, é a arte de escrever de forma a promover um produto, uma pessoa, uma ideia ou um negócio.
O objetivo é construir palavras que irão levar o leitor a tomar uma decisão específica, neste caso à compra de algum produto ou serviço.
Entretanto, a Copywriting nem sempre tem como objetivo a venda. Às vezes, o intuito é influenciar uma audiência a realizar uma ação, como por exemplo, baixar um e-book.
Passo # 3 – Crie um Funil de Vendas
É o processo que consiste em acompanhar seu cliente na jornada de compras de um produto ou serviço.
Desta forma, você consegue identificar o momento em que ele toma conhecimento de seu produto até a efetivação do negócio.
No topo do Funil de vendas o comprador está normalmente tentando resolver um problema ou suprir uma necessidade. Aqui eles procuram encontrar informações que o ajudem a solucionar suas necessidades! Nesse ponto, seu valor como lead é baixo, pois eles não são qualificados e a probabilidade de compra é incerta.
Mas o que é Lead? É o termo empregado para designar um possível cliente. Alguém que demonstrou interesse no que você apresenta como solução.
As ofertas do meio do Funil de vendas é certamente a mais importante, pois transformam visitantes em leads e ajudam a separar os bons leads dos ruins.
Quando um lead chega na base do Funil de vendas, ele está pronto para comprar. Essa etapa de Funil de Vendas é personalizável, pois, cada negócio possui uma jornada particular. Então é necessário identificar aqui de quem ele irá comprar.
Compreender o Funil de Vendas e desenvolver estratégias para atrair e prospectar clientes no topo, meio e base do funil são fundamentais para tornar o Inbound Marketing uma estratégia eficaz.
No Passo #1 e #2 você aprendeu sobre a persona e copywriting. Neste passo, você colocará em prática estes conhecimentos, para segmentar e fazer a oferta correta para o seu cliente.
Passo # 4 – Mensure os seus resultados
Uma das grandes vantagens de se trabalhar com marketing digital é que tudo pode ser mensurado. Deste modo, é possível saber o alcance de cidades, quantidade de acessos, páginas visitadas, desistências de compra, conversão de vendas, entre outros.
Estas informações são muito importantes, pois você consegue avaliar o seu Retorno sobre Investimento (ROI). E caso algo não esteja dando bons resultados, você pode voltar e avaliar as outras etapas, para identificar o erro.
Ao investir no Inbound Marketing, toda empresa almeja obter o retorno apropriado. Por esse motivo, o ROI precisa ser calculado corretamente, afinal é isso que dirá se as suas táticas estão correndo dentro do esperado.
Estas foram as 4 dicas de ações de marketing digital para que você comece a vender mais pela internet. Veja também, as 4 ferramentas que poderão te auxiliar nesse processo!
O Facebook é uma das ferramentas mais potentes para vender na internet. Em razão disso, ele ainda é a rede social com mais usuários ativos no mundo. Só no Brasil são quase cem milhões de perfis ativos, o equivalente a 8 em cada 10 brasileiros.
A rede social permite que você venda seus produtos físicos ou digitais. Então, caso queira potencializar a sua receita você precisará aprender a vender pelo Facebook.
O Instagram já está se consolidando com uma nova plataforma de venda. O Instagram permite uma interação em tempo real. Diante disso, os usuários conseguem visualizar os produtos e imagens assim que são postadas.
O WhatsApp ganhou popularidade no Brasil a partir de 2012. Atualmente são mais de 100 milhões de usuários no Brasil e um bilhão em todo o mundo. Por ser um aplicativo prático pode ser uma grande ferramenta para aumentar as suas vendas.
SEO
Você sabia que o SEO é considerado um dos pontos mais importantes dentro do contexto estratégico do Inbound Marketing?
O termo SEO é abreviação para Search Engine Optimization, a sua tradução significa Otimização para Mecanismos de Buscas. O SEO auxilia o seu site a ficar em evidência e alcançar os primeiros resultados no Google. Logo, seu site recebe mais cliques e muito mais tráfego.
Algumas pesquisas apontam que o primeiro lugar no buscador recebe entre 20% e 40% dos cliques. Para se ter uma ideia o quinto lugar no resultado recebe apenas entre 6% e 9% dos cliques. Esta diferença pode ser de milhões de usuários.
Mas fique atento! Uma boa gestão e planejamento de conteúdo são fundamentais para conseguir permanecer nesse mercado tão dinâmico e disputado.
Espero que estas dicas rápidas possam ajuda-lo no planejamento das suas vendas pela internet.
Gostou do artigo? Já está pronto para melhorar os seus resultados usando o marketing digital para vendas? Então não deixe de compartilhar com outras pessoas essa experiência!